Lavadora de RoupasAntes de você escolher uma lavadora de roupas deve pensar bem para escolher a certa, porque muitas não tem nem capacidade, nem a eficiência que prometem. Na realidade as lavadoras de roupa não lavam bem nem a metade do que dizem.

As lavadoras de roupas de 10 kg, mesmo operando com apenas metade da capacidade que dizem ter, não são eficientes na para fazer a lavagem correta das roupas. Aqui no site da lavadora de roupas já testamos seis lavadoras de roupas de 10 kg com abertura superior e o resultado foi uma grande decepção. Estas lavadoras de roupas gastam muita água e não eliminam direito nem as sujeiras mais comuns.

Praticamente não há ação dentro da lavadora de roupas. A eficiência da lavagem depende de duas diferentes ações: uma química, devido ao uso de detergente, e uma mecânica, causada pelo tambor da lavadora de roupas que movimenta a roupa ocasionando sua esfregação. Porém, ao operar com os 10 kg de roupa, praticamente nada acontece dentro da lavadora de roupas.

Não há quase nenhuma ação mecânica nas lavadoras de roupas. Para as sujeiras que consideramos as mais importantes, como as de suor e poeira, nenhuma lavadora de roupas elimina mais que 16% das manchas em roupas brancas de algodão. Em manchas de chá e sucos, não há efeito nenhum.

Fizemos também um teste operando com metade da capacidade declarada de cada lavadora de roupas. O resultado melhorou, mas nem tanto. Pode ver as diferentes performances de cada lavadora de roupas no artigo detalhado sobre cada uma.

As lavadoras de roupas também não enxáguam e nem secam direito. No enxágue cada lavadora de roupas têm uma eficiência
Um bom enxágue é importante para quem tem problemas de alergia, pois em geral ela é provocada pelo detergente que permanece nas roupas. Depois doenxágue, a lavadora fará movimentos rotacionais de centrífuga para eliminar ao máximo a água da roupa.

Se for um tecido sintético, até que as lavadoras de roupa eliminam bem a água. Mas com o algodão, por exemplo, o resultado é fraco. A mais eficiente, nesse caso, é a lavadora de roupasElectrolux (que retira quase so% da água). A pior é a Dako, que não retira nem 25%.

Os fabricantes de lavadora de roupas também não se preocupam muito em evitar as inundações das lavadoras. Se um mecanismo como o que indica o nível da água der defeito, a água vai jorrar pela sua casa atévocê desligar a máquina ou fechar o registro.

Mas em outros aspectos de segurança da lavadora de roupas, com possibilidade de abertura portas em funcionamento também tem problemas.

Gasto da Lavadora de Roupas

Uma coisa importante para que compra uma lavadora de roupas é o Ruído que elas fazem. Nós verificamos ainda o ruído de cada lavadora de roupa enquanto ela lava e centrifuga as roupas.

Durante a lavagem, a mais silenciosa é a Mabe com 52 dB e a mais barulhenta é a Cônsul com 61 dB.

Na rotação, todas são ruidosas demais, fazendo todas mais de 65 dB.

O que cada lavadora de roupas tem é o baixo consumo de energia. Entre todas as lavadoras de roupa o gasto varia de 0,10 a 0,25 quilowatt hora por lavagem. Isto significa que, se você usar a máquina cinco vezes por semana, no final do més terá gasto menos de R$ 2 na conta de energia.

Já com a água as lavadoras roupas não economizam, embora o consumo da maioria das lavadoras possa ser considerada aceitável. Apenas na Dako o consumo de água é um foi elevado demais, podendo chegar 140 litros por lavagem.

Espero que este artigo seja útil para você decidir qual lavadora de roupas comprar. Leia os nossos outros artigos para saber mais!

Mais artigos de interesse

  • No related posts